Monday, June 14, 2010

Lunch Line

Por aqui, a escola terminou e chegaram as férias de Verão, mas o debate acerca dos almoços escolares continua.

No início deste ano, o programa de televisão Jamie Oliver’s Food Revolution mudou por completo o modo como os muitos americanos olham para a comida que é servida nas escolas, mas esta pequena série de 6 curtos episódios, ainda vai levantar mais dúvidas.


Lunch Line retoma o debate sobre os almoços escolares, através de um exame do surpreendente passado do programa alimentar, do seu presente incerto e do seu provável futuro.
Neste filme, seis miúdos de um dos mais degradados bairros de Chicago decidem-se a alterar os almoços e acabam na Casa Branca.
A sua mais improvável jornada acompanha a mais dramática transformação dos almoços escolares de uma manta de retalhos de esforços contra a fome, num forte programa de alimentação nacional.
O filme relata movimentos-chave relacionados com a comida nas escolas e a nutrição infantil em 1940, 1960, 1980 e actualmente - revelando reviravoltas políticas, alianças supreendentes e mais comuns do que se possa pensar.

Ao longo do filme, Senadores, Secretários da Agricultura, empreendedores e activistas de um vasto espectro político acrescentam a sua perspectiva a um filme sobre o processo político americano, a saúde e o futuro bem-estar e a realidade que é alimentar mais de 31 milhões de crianças diariamente.

Ainda não tive oportunidade de ver este filme, mas assim que for possível, vou vê-lo com certeza. Por agora, fica aqui o trailer.

2 comments:

  1. Interessante, sem dúvida!... Hum e já escreves com influência do inglês! ("examinação" e "determinam-se") :)

    Bjs

    ReplyDelete
  2. Obrigada pelo comentário, mas deixaste-me confusa... Não dei nenhum erro de português, pois não?
    "Examinação" vem de exame e "determinam-se" do verbo determinar, no sentido de resolver ou decidir. Certo, xô professora? ;-)
    Bjs

    ReplyDelete