Friday, June 11, 2010

Quanto é que sabemos de facto, acerca do que comemos e de onde a nossa comida vem?

Este é o mote lançado pelo filme Food.Inc, realizado por Robert Kenner, que revela a indústria alimentar nos Estados Unidos.
Nele, são expostas as entranhas altamente mecanizadas e que, durante décadas, foram escondidas dos consumidores norte-americanos, com o consentimento das agências reguladoras do governo, a USDA e a FDA.
A cadeia de abastecimento é, actualmente, controlada por cinco empresas que, na maior parte dos casos, colocam os lucros à frente da saúde dos consumidores, da sobrevivência dos agricultores, da segurança dos seus trabalhadores e do meio ambiente.
As galinhas têm peitos maiores, porque a carne branca é bastante apetecível, as costeletas de porco são perfeitas, as sementes de soja são resistentes a herbicidas e até os tomates aguentam mais tempo sem se estragarem mas, em contrapartida, surgem novas estirpes de E.coli - a maléfica bactéria que causa cerca de 73.000 doentes por ano, nos Estados Unidos. O país é assolado pela obesidade generalizada, especialmente entre as crianças e por um nível epidémico de casos de diabetes entre os adultos.

Desde o lançamento do filme (2008), uma campanha de acção social ligada ao mesmo, está empenhada no combate contra a obesidade infantil, defendendo almoços saudáveis nas escolas , no encorajamento da compra de produtos orgânicos e sustentáveis e na protecção dos agricultores.

Depois de ver Capitalism - A Love Story (2009), do polémico e tão elucidativo Michael Moore, este foi o filme que mais me abriu os olhos, no que diz respeito aos produtos que consumimos, não só pela questão em si, mas mais pelo facto de estar a residir neste país.
Será que se estivesse em Portugal, estas questões me fariam tanta comichão? Sendo Portugal um país pequeno, será que estes problemas se colocam, ainda que numa escala menor?

Fica a dúvida...

Quanto aos filmes, vejam-nos se tiverem hipótese. Valem bem a pena.

No comments:

Post a Comment