Friday, June 11, 2010

Guia Alternativo ao Campeonato Mundial de Futebol

11 de Junho de 2010: a data que marca o arranque de mais um Campeonato do Mundo de Futebol.

Biliões de pessoas estão entusiasmadas com o Campeonato do Mundo. Nós também (...). Os jogos são uma vasta tapeçaria de cores, barulho, talento, a competitividade, suspense e drama humano, dentro e fora do campo. Acima de tudo, vão ser divertidos - para as equipas e espectadores do mundo inteiro, assistir ou ouvir ao vivo, a partir de cafés, bares, salas, televisões e rádios públicas, no centro e nos cantos mais remotos do planeta.
(...)
A diversidade das equipas e dos países representados, é o que torna o Campeonato do Mundo num grande evento. As grandes diferenças entre eles pouco importam, após o início do jogo. Mas enquanto cada equipa representa as aspirações de milhões dos seus conterrâneos, cada uma fez um caminho diferente para lá chegar.

Kofi Anan, anterior Secretário-Geral das Nações Unidas e Presidente da Africa Progress Panel e Didier Grogba, Embaixador da Boa Vontade para o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas e estrela no mundo do Futebol, juntaram-se para lançar Scoring for Africa – An Alternative Guide to the World Cup’.

Este guia destaca problemas relacionados com o desenvolvimento dos países do continente africano, usando o calendário dos jogos do Campeonato. Inovador, pega em cada jogo programado, que envolva uma equipa africana e outra não-africana e coloca as duas nações uma contra a outra em termos de "estatísticas vitais", incluindo a expectativa de vida, desempenho ambiental, PIB e outros.

Tomemos, por exemplo, o jogo de hoje entre a África do Sul e o México. O guia mostra-nos que a expectativa de vida na África do Sul é de 51 anos, enquanto que no México é de 75 e que cerca de 70% da população de ambos os países frequenta o ensino secundário.

Este guia também destaca as "Tentativas ao alvo" e "Tentativas fora do Alvo" no que diz respeito a esforços de desenvolvimento que resultaram ou falharam com e entre ambos os países. A secção "Faltas" fala sobre problemas particulares de cada país, tal como o dívida pública da Argentina de $132 milhões, em 2001.

No final de cada comparação entre os dois países, oferece um "Plano de Jogo", com soluções práticas que podem melhorar a sua relação e esforços para desenvolvimento.

Lançado na passada Quarta-Feira (9 de Junho), dois dias antes do primeiro jogo, este guia procura usar esta competição para trazer o tema do desenvolvimento do continente africano às luzes da ribalta.


Muitos Africanos e países em vias de desenvolvimento ainda se encontram em grande desvantagem. Não lhes estão a permitir competir internacionalmente ao nível do campo de jogo, com um árbitro imparcial e um conjunto de regras e regulamentos aceitáveis.
Longe disso; aliás, estão a ser severamente penalizados. O que seria um escândalo no mundo do futebol é, ainda, um lugar-comum na sociedade das nações.
Anan e Drogba

Se o tema vos interessou, podem sempre descarregar o Guia aqui.

1 comment:

  1. O futebol não é só desporto e entretenimento. Dada a sua visibilidade é um excelente meio para promover este tipo de acções e sensibilidade no público que o vê, e que são aos biliões, de todo o mundo. Também é por isso que gosto de futebol.

    ReplyDelete